O conceito de hipertexto designa um modo mais simplificado de proceder à leitura e escrita, bem como, o acesso a diferentes textos de forma mais simples e momentânea, ou seja, o hipertexto é a diferença existente entre o texto digital e o texto impresso. É um texto que se lê no monitor de um computador, por exemplo.
Definindo hipertexto, conclui-se que hiper significa algo intenso, maior, ou seja, define-se como uma prática bastante mais promissora que um texto em papel, visto ser dinamizado através de um computador. As tecnologias de informação e de comunicação revolucionaram a leitura e a escrita. Quando estamos a navegar no ciberespaço (Internet), uma palavra que encontremos que possua uma hiperligação, gera por vezes uma sucessão de ideias repentinas, que resultam por vezes, no distanciamento da pesquisa inicial, apenas por mera distracção relacionada com a palavra inicial e possíveis sinónimos.
É caracterizado como a base da Internet e, segundo alguns autores, trata-se de um processo de escrita e consequente leitura com acesso possibilitado a outros textos quase que como num ápice. Exemplificando através do modo como acedemos a um site e o modo como nos debruçamos em diversas palavras visíveis no texto que o compõe, faz com que sejamos os co-autores do texto. O hipertexto é assim, um texto digital que nos permite manuseá-lo da forma como preferirmos e onde nos apercebemos que se clicarmos num link visível num determinado site, nos fará viajar até outras páginas pertencentes ao mesmo, ou então, até outro novo site completamente independente do inicial.(...)