Numa perspectiva pessoal, as novas tecnologias de informação e comunicação têm possibilitado uma nova visão sobre o que existe actualmente e não existia em tempos passados, isto é, ao revermos tempos anteriores, em que a tecnologia avançava muito lentamente, deparamo-nos com a falta de comunicação existente entre as diferentes populações mundiais, os escassos meios de comunicação como as estações de rádio, a televisão, os telefones e a internet. Actualmente, conseguimos estabelecer contacto com pessoas que estejam do outro lado do mundo, saber o que se passa diariamente através dos milhares de canais televisivos existentes e ainda pesquisar qualquer assunto que tenhamos dúvidas, na internet.
(...) Percebemos que as primeiras técnicas de aprendizagem eram centradas na mão-de-obra e que nos dias de hoje estão centradas na formação de pessoas ao longo da vida. As tecnologias são uma mais-valia nestas aprendizagens e devem ser utilizadas de modo a que o aluno se sinta mais interessado e mais motivado para aprender, é então um dever e um direito do professor para ensinar e do aluno para aprender que esteja ao seu alcance tecnologias favorecedoras de boa aprendizagem.
“Há velhas competências que fazem muita falta e que a facilidade de acesso à informação (Internet) não substitui, como a capacidade de interpretar, e reflectir sobre, a informação.”
"Globalização e Cidadania: Reflexões soltas"
0 comentários:
Enviar um comentário